Mulheres que inspiram: Nuta Vasconcellos

Nome/Cidade/Estado: 
Nuta Vasconcellos, Rio de Janeiro-RJ.

Profissão: 
Empresária e Blogueira.

Fez, faz faculdade ou tem vontade de cursar? Qual curso?
Sou formada em moda e em jornalismo de moda.

Indique um livro interessante que você acredita que todos deveriam ler.
Eu geralmente leio mais livros ligados a misticismo então não costumam ser muito interessantes para quem não curte o universo.  No momento estou lendo “Os arcanos maiores do tarô” de G.O. Mebes e amando. De moda por exemplo eu super recomendo o “História do vestuário” principalmente para quem gosta de história da moda. Super completo e maravilhoso.  


O que você pensa sobre o padrão de beleza feminino ditado pela sociedade?

Qualquer tipo de padrão só serve para oprimir e fazer com que a gente não se sinta bem e feliz em ser como somos.  O padrão de beleza imposto para as mulheres virou uma grande fábrica de dinheiro e isso é o mais preocupante. Quanto mais insatisfeita a mulher está, mais dinheiro ela vai gastar com procedimentos estéticos, cremes e cirurgias. Não tenho nada contra a mulher sentir vontade de mudar seu corpo e se submeter a qualquer tipo de procedimento. Sou contra como isso muitas vezes é uma imposição. E a mulher que não se submete a isso é taxada de desleixada, mal cuidada ou “não é mulher o suficiente” Está mais do que na hora da mídia e a indústria estimular nossas diferenças.

Você já sofreu algum preconceito/machismo por ser mulher? Pode nos contar?
Acho que toda mulher já sofreu. E começa muito cedo em casa e nas ruas. Eu lembro de ser pequena e minha mãe brigar comigo pra eu arrumar o quarto e meu irmão deixava tudo uma zona. Eu questionava o por quê e ouvia”: “ele é homem” na escola, eu cresci muito rápido e era mais alta dos meninos e das meninas e nas festinhas eu tinha que dançar com a professora. O machismo está nas pequenas coisas... uma menina não pode ser mais alta que um garoto. E isso só pra citar na infância, né? Mas passei por infinitas situações ao longo da vida.

Para você, o que significa uma mulher se valorizar?
Uma mulher que “se dar valor” é uma mulher que respeita as suas próprias ideias, que não se deixa calar e luta pelo que acredita. Todo o resto é besteira machista.

Para melhorar sua autoestima, o que você faz?
O que melhorou muito minha autoestima foi mudar minhas referencias de beleza. Enquanto eu só consumia dietas de revista e só acreditava que as modelos das capas eram bonitas eu me odiava.
Eu parei de consumir esse tipo de coisa e só sigo nas redes sociais pessoas que posso me identificar e me inspirar de verdade. E veículos que respeitam as diferenças.


Sobre a luta das mulheres pelos seus direitos, que incentivo você pode dar as outras mulheres?

Eu acho que existem mil formas de ajudar mulheres a lutar pelo seu espaço. Acho que o GWS faz muito isso de várias formas. É um canal aberto para a mulher que quer escrever ou divulgar seu trabalho de outra forma (já divulgamos trabalho de escritoras, fotografas, vídeo makers...) é um espaço que divulga mulheres e falamos de mulheres. Eu pessoalmente escrevo muito sobre autoestima e sempre recebo mensagens de como ajudei e melhorei a autoestima de alguém. Isso não tem preço.  

Tem algum blog ou site que você escreve e queira compartilhar?
No momento só escrevo pro GWS mesmo! www.girlswithstyle.com.br

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário