É preciso ser feliz sozinho.


De uns meses para cá, venho aprendendo com minhas decepções e apego, que antes de querer ser feliz com alguém, é fundamental que antes, sejamos felizes sozinhos. É um erro grave que cometemos quando passamos a nossa responsabilidade à outras pessoas. Queremos que os outros carreguem nas costas nossos problemas, nossos medos e nossas impotências.

Ficar mendigando ou exigindo atenção só mostra o quanto somos fracos e inseguros. Nem sempre as pessoas estão dispostas ou totalmente disponíveis para alimentar nossa carência, para nos servir de muleta, afinal, elas têm vida própria, emprego, casa, estudo e a si mesmas para cuidar. 

Pesquisando sobre o assunto, e me observando, percebi que erramos quando queremos que o outro cuide de nós como se fossemos crianças que precisam de atenção e mimos. Os relacionamentos seriam mais saudáveis se cada um cuidasse de si. E logo, devo dizer que não falo de egoísmo, e sim da capacidade que todos deveriam ter de se amar,  para enfim poder amar o outro.

Não podemos ter lá fora, o que não temos aqui dentro. Carinho, consideração, atenção, amor, respeito, apoio, valorização, confiança, felicidade, etc, tudo tem que vir de nós para com nós mesmos. O resto é consequência e vem por acréscimo.  Depois de vários tropeços,entendi que ninguém pode cuidar de mim, muito menos me fazer feliz 365 dias. A felicidade depende de como eu encaro a vida, e principalmente, da proporção do amor que tenho em mim.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário